sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Paulinho da Viola e o Choro.


É grande a ligação de Paulinho da Viola com o choro. Filho do violonista Benedito César Faria, um dos fundadores do conjunto Época de Ouro juntamente com Jacob do Bandolim, em sua infância Paulinho acompanhou de perto a carreira do pai. Sempre presente nas rodas e reuniões, observava e aprendia com os grandes instrumentistas da época.
Conhecido como sambista, a obra de Paulinho relacionada a música instrumental também é belíssima.

"Sarau para Radamés" choro de Paulinho da Viola em homenagem ao maestro Radamés Gnatalli.



Apresentação de Toquinho e Luciana Rabello na Suiça, gravado em 1983. Choro "Beliscando" de Paulinho da Viola.




Não achei nenhum vídeo do "Choro Negro" que estivesse com o áudio legal. Talvez esse seja seu chorinho mais famoso. Mas vou colocar o link aqui pra quem ouvir:




Áudio "Beliscando":



Pra quem ainda não conhece o lado chorão do grande Paulinho da Viola vale a pena pesquisar e conhecer.

Domingo, 11/10, tem show do Paulinho da Viola de graça na Praça dos Correios que fica na R. Visconde de Itaboraí - Centro/RJ. O show é gratuito mas é limitado. Tem que chegar até uma hora antes e pegar a senha.

Espero que gostem do post.

Abraço!

Um comentário:

  1. Gostei do post!

    Como diria Djavan, Paulinho da Viola "é uma pessoa especial". Gosto muito do jeito calmo e suave de Paulinho, pois aprecio o silêncio. Sou mais uma conversa com uma musicista carioca que um bar lotado e seus cigarros.

    Vc tem orkut? Ah! Graças a vc, Cláudia, estava escutando de novo um disco do Henrique Cazes e escutei com "outros ouvidos" o estudo nº 1. Muito bom seu blog, parabéns de novo!

    ResponderExcluir