sábado, 12 de setembro de 2009

Carlinhos do Cavaco

Nos post anterior coloquei um vídeo da grande Clara Nunes acompanhada pelo conjunto Nosso Samba. Conjunto do qual Carlinhos do Cavaco fazia parte. Com sua maneira única de tocar cavaquinho, Carlinhos se destacou. No período que vai do início da década de 70 a meados da década de 80 ele foi um dos principais cavaquinhistas do cenário musical. Gravou e tocou com grandes artistas como Clara Nunes, Roberto Ribeiro, João Nogueira, Elton Medeiros, Beth Carvalho, entre muitos outros.
Além da forma rítmica única que Carlinhos possuia na levada, outro diferencial era a forma de afinação de seu instrumento. A afinação tradicional do cavaquinho é RÉ-SOL-SI-RÉ e ele utilizava SOL-RÉ-LÁ-MI, que é a afinação usada no bandolim.












Pra quem toca cavaquinho vale a pena ouvir o mestre Carlinhos com atençao.
Espero que gostem dos vídeos de hoje...

Abraço

Um comentário:

  1. Oi Claudia,meu nome é zé roberto,sou apaixonado pelo som do Carlinhos do Cavaco,eu o conheci pessoalmente em 82,tdo que sei dessa maravilhosa afinação aprendi com o mestre,inclusive mandei fazer na época um cavaquinho igualsinho ão dele,tenho até hoje,e o conservo com o maior carinho.Achei legal vc postar tdo isso aqui...parabens e um gde abraço.

    ResponderExcluir