segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Waldir Azevedo

Um pouco da história do músico Waldir Azevedo e como foi o início da sua carreira.

Trecho retirado do livro CHORO: DO QUINTAL AO MUNICIPAL - HENRIQUE CAZES.

"Seus pais queriam que ele fosse padre, mas o seu sonho era ser aviador, o que só não ocorreu por ter sido reprovado no exame médico, em virtude de problemas cardíacos.
Waldir foi um estudante relapso que antes de completar a maioridade já estava empregado em serviços de escritório. Também não levava muito a sério sua vocação para a música. Após tocar bandolim por algum tempo, passou para violão de seis e sete cordas e, mais tarde, para o violão tenor. Cantando e tocando violão tenor, integrou o grupo vocal Águias de Prata, atuava no Copacabana Palace e gravou um disco na Victor.
...
Em pleno lua de mel, Waldir foi chamado para fazer um teste na Rádio Clube, pois precisavam de um cavaquinho para integrar o regional de Dilermando Reis. Apesar de ainda não ser propriamente um especialista em cavaquinho, Waldir não poderia dispensar a oportunidade. O salário era o dobro do que ele ganhava na Light e tinha até carteira assinada. Deixou Olinda na lua de mel, conseguiu um cavaquinho emprestado e ficou treinando toda a tarde e a noite, para o teste da manhã seguinte. Foi aprovado sem dificuldades
."

Waldir Azevedo é minha maior referência como cavaquinhista. Além de grande responsável pela popularização do choro e do cavaquinho como instrumento solo, Waldir era dono de uma sonoridade limpa e inigualável. Sem contar suas melódias fantásticas.
Nesse site tem muitas informações, curiosidades, fotos, vídeos e etc. Vale a pena conferir:

www.waldirazevedo.com.br


Abraços

Um comentário:

  1. Alem de ser uma ótima musicista, vc ta se tornando uma futura design!

    vida longa ao blog

    um beijão
    Roberta

    ResponderExcluir